quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governo federal anuncia construção de mais 19 creches no Alto Tietê. Quantas vão ser construídas em Suzano?


Governo federal anuncia construção de mais 19 creches no Alto Tietê

Diário de Suzano ed.: 9203 - 16 de maio de 2012
O Ministério da Educação confirmou a construção de mais 19 creches no Alto Tietê. A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado na última segunda-feira, pela presidente Dilma Rousseff (PT). Três cidades da região serão beneficiadas. Mogi das Cruzes ganhará 12 unidades, Itaquaquecetuba, cinco; e, Ferraz duas creches.
Na execução do programa, o governo federal libera os recursos de forma progressiva - 30% no momento da licitação, mais 50% no início da obra. Quando 80% das obras estão concluídas, são destinadas verbas para a aquisição do mobiliário escolar.
À Prefeitura cabe oferecer o terreno. Para uma escola que atenda 240 crianças, o local deve ter dimensão mínima de 40 por 70 metros quadrados; para atender 120 crianças, as medidas devem ser de 45 por 35 metros quadrados. A transferência de recursos para a execução de projeto aprovado na segunda etapa Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) ocorre por meio de termo de compromisso assinado pelos prefeitos.
O chefe do Executivo de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), que assinou o contrato da creche no evento fez um parâmetro de quantas unidades a Prefeitura pretende inaugurar. "Com as 40 creches que vamos entregar até o começo do próximo semestre, Mogi das Cruzes chegará a 65 novas creches, o que significará praticamente uma unidade em cada bairro, atendendo a toda a demanda", destaca.
PROJETOS O governo federal oferece dois tipos de projetos arquitetônicos para a construção das creches. Um deles é o de uma escola com capacidade de atendimento para 240 crianças com até 5 anos, em dois turnos, ou 120 crianças, em turno integral. O projeto conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Por que estudar FILOSOFIA?

“Porque pelo estudo da Filosofia, o estudante vai penetrar na natureza da realidade e da significação dos seus códigos, vai compreender as condições efetivas da construção do ser histórico, vai penetrar criticamente no mundo do conhecimento e em toda a sua estrutura axiológica e vai, por fim, equipar-se de instrumental ético imprescindível para o estabelecimento das possibilidades e dos limites humanos” (CARNEIRO, 2009, p 120)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

                             A Educação deve ser centrada na formação integral do indivíduo