sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RENÊ DESCARTES “O DISCURSO DO MÉTODO”

RENÊ DESCARTES “O DISCURSO DO MÉTODO”
A obra  "Discurso do Método" de Descartes é um estudo que durou longo tempo da vida do escritor, através da qual ele busca o conhecimento através de uma razão que deve estar destituída da violência, da intolerância, do preconceito, da força e pautada nos questionamentos e no exercício da razão. Para a elaboração do seu método de estudo Descartes propõe quatro regras do método, sendo: Não aceitar nada como verdadeiro sem antes ter passado pelo crivo da razão; pois tudo o que aparece complexo deve ser dividido em partes simples até que se esgotem as possibilidades; após a simplificação, deve-se seguir um ordenamento, de modo que a remontagem para o composto ou complexo possa ser feita sem desvios, que prejudiquem a verdade almejada; e, assim, o estudo pode ser retomado e repetido por qualquer um, dando lugar a tantas revisões quanto necessárias.
A partir desse método, Descartes apresenta algumas regras de uma moral provisória que se constitui de: Seguir as regras existentes em cada país; que devemos ser resolutos  firmes em nossas ações; pressupor que as mudanças são feitas na consciência de cada um e; que a moral implica uma escolha de vida.
Para a realização desse estudo Descartes levou mais de 10 anos e não pode expor todo seu pensamento, pois concordando com Galileu de que a terra não era o centro do universo não quis publicar sua descoberta na época para não ser intimidado pela inquisição, uma vez que ele acreditava na existência de um ser superior. Criando através de suas reflexões a célebre frase "Penso, logo existo".
 “Penso, logo existo, por isso conquisto.” Uma abordagem espiritual do Discurso do Método de René Descarte.
O homem do século XVII era questionador e estava buscando respostas para suas indagações em relação ao Universo e ao mundo que o cercava. Os filósofos e cientistas da época mergulhavam em pensamentos profundos para buscar lógica em relação a existência de tudo ao seu redor. Nesse contexto histórico temos o Iluminismo que defende conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais. O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estivessem em condição de tornar este mundo, um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social. É nesse contexto que René Descarte escreve o Discurso do Método o qual ele busca a certeza para as afirmações das ciências com base filosófica no empirismo que defende a teoria de que não há conhecimento inato, ao afirmar que a aquisição do conhecimento é adquirida através de experiências alicerçadas na observação e experimentação, e que a razão é o melhor caminho para alcançar o conhecimento. O Discurso propõe um modelo quase matemático para conduzir o pensamento humano, uma vez que a matemática tem por característica a certeza, e a ausência de dúvidas.
A frase, “penso, logo existo” de René descartes expressa que a objetividade do conhecimento depende da capacidade de percepção do sujeito, nos meios que possui para ter acesso ao dado objetivo. Isso equivale dizer que o conhecimento é limitado pelo ponto de vista, da maneira como cada um enxerga. Esse ponto pode ser geográfico, histórico, cultural, espiritual e etc.
Fazendo uma análise através de um ponto de vista espiritual da frase “penso, logo existo”, focando esse entendimento no que diz respeito a fé sobrenatural que é racional, pois está fundamentada na razão e não na emoção, podemos afirmar que se cremos que vamos conquistar, assim teremos o que queremos, conseguimos o que projetamos no pensamento, pois focarmos a mente no objeto de desejo. René Descartes aborda no seu Discurso que a existência de Deus é provada porque, existindo a razão e o pensamento, é preciso haver um fiador dessa razão e desse pensamento, algo que lhe dê coerência. Pela razão, existe Deus. Creio que ele queira dizer que pela fé existe Deus.
A fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que não se veem. (Hebreus 11:1). Por isso que eu ouso acrescentar na frase de René Descartes mais uma palavra, “Penso, logo existo, por isso conquisto.” A fé que me concede essa força, ousadia e valentia, sendo que, conquisto sucessos na vida sentimental, familiar, profissional, financeira, na saúde, e, sobretudo na vida espiritual no que diz respeito a salvação e vida eterna.
“A seguir, fazendo a reflexão sobre o fato de que eu duvido, e que, por conseguinte meu ser não era absolutamente perfeito, porque eu via claramente que era perfeição maior conhecer do que duvidar, eu percebi que dessa reflexão concluía a existência de algo mais perfeito que eu era; e eu claramente percebi que essa percepção vinha de uma natureza que era de fato mais perfeita. (...) Para ser dito em uma palavra, que era Deus.” René Descartes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário