segunda-feira, 11 de março de 2013

Avaliação Filosofia



                                                                                 

 Questão 01
                  
A filosofia socrática teve como um dos temas centrais a investigação acerca da essência do homem. Sobre a antropologia desenvolvida por Sócrates, é CORRETO afirmar que:
I. A antropologia socrática é uma continuidade do que já havia na filosofia grega acerca da alma (psyché).
II. Para Sócrates, a resposta à pergunta sobre a essência humana é inequívoca: o homem é a sua alma.
III. A alma, para Sócrates, coincide com a consciência pensante e operante, com a nossa razão.
IV. Para Sócrates, a alma é a razão universal, da qual o ser humano participa.
a) Somente II e IV são verdadeiras.
b) Somente II e III são verdadeiras.
c) Somente I e III são verdadeiras.
d) Somente III e IV são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

 Questão 02

A discussão acerca do conceito de virtude (areté) aparece na filosofia socrática associada ao conceito de alma. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:

I. Segundo a filosofia socrática, a areté humana é o que permite à alma ser boa, isto é, ser aquilo que pela sua natureza deve ser.
II. Na filosofia socrática, a virtude é compreendida como valores associados à vida humana, tais como: a saúde, o vigor, a beleza.
III. A virtude, para Sócrates, significa habilidades e técnicas possíveis de serem ensinadas para o bem viver.
IV. Para Sócrates, a virtude é a ciência e o conhecimento.
a) Somente I e III são verdadeiras.
b) Somente II e III são verdadeiras.
c) Somente II e IV são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente I e II são verdadeiras.


 Questão 03

A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas." (Fonte: MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mais (PCN+EM)). Sobre a reflexão crítica, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) A Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas. 
b) A Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estruturam. 
c) A Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos. 
d) A Filosofia é um processo de reflexão, um "conhece-te a ti mesmo". 
e) Para a Filosofia não é necessário compreender nossa capacidade de conhecer. 

 Questão 04

"A Lei 9.394/96 (LDB), nos artigos 35 e 36, reafirma a importância da Filosofia na formação cidadã, pois a Filosofia, além de intencionar a busca do Verdadeiro, do Belo e do Bom, nasce também com a vocação de buscar a "totalidade através de uma interdisciplinaridade", intencionando compreender a sociedade e seus mecanismos" (AMORIN, Fernando de Oliveira. Saber Acadêmico. n° 07, junho 2009, p. 132). Assinale a alternativa INCORRETA.
a) O processo de educação deve se orientar através de mecanismos que contemplem a formação política.
b) A educação deve ressaltar a formação filosófica com o intuito de originar discursos e ações.
c) No processo de formação da consciência crítica, a Filosofia exerce papel secundário.
d) A educação filosófica pode acarretar a formação de um discurso contraideológico.
e) A interdisciplinaridade entre Filosofia e demais ciências é fundamental para a compreensão do mundo.

Questão 05 
         
"Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livre e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que: 
a) o estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. 
b) a moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. 
c) a moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. 
d) através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. 
e) não é possível compreender a moral através do seu caráter histórico e social, pois a ideia de moral sempre foi a mesma ao longo do tempo histórico. 

 Questão 06

"A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento" (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2005, p. 20). A esse respeito assinale a alternativa INCORRETA.
a) A reflexão filosófica é radical, isso significa que ela vai à raiz do problema.
b) A base da reflexão filosófica encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, na realidade exterior dos homens.
c) Podemos dizer que a reflexão filosófica é o pensamento interrogando a si mesmo.
d) A reflexão filosófica é questionamento, "por quê?", "o quê?" e "para quê?".
e) A crítica faz parte do processo de reflexão filosófica.

Questão 07
  
"Ética (ethos, "costume"): parte da Filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral" (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003). De acordo com Aranha, sobre os conceitos de ética e moral é INCORRETO afirmar que: 
a) a moral se refere às regras de comportamento aceitas em determinada época, sendo o sujeito moral aquele que age bem ou mal, na medida em que ataca e transgride as regras morais. 
b) apesar de serem usados como sinônimos, os conceitos de moral e ética são diferentes. 
c) a ética se preocupa com a reflexão sobre os princípios e noções que alicerçam a vida moral. 
d) a ética também é conhecida como filosofia moral. 
e) os conceitos de moral e ética dizem respeito à mesma ideia, pois não apresentam nenhuma diferença. 

Questão 08
  
No período arcaico (séculos VIII a VI a.C.), na Grécia antiga, alguns fatos contribuíram para o processo de ruptura com o pensamento mítico e a emergência do pensamento filosófico. Com base nessa informação, a alternativa que contém alguns desses fatos é a:
a) A invasão dórica; o apogeu do escravismo; as guerras púnicas.
b) A invasão da Grécia pelos bárbaros; a lei escrita; a guerra de Tróia.
c) Os pensamentos dos sofistas; a invenção da moeda; a conquista de Tróia.
d) A fundação da Pólis (cidade-estado); os poemas de Homero; as guerras médicas.
e) A invenção da escrita e da moeda; a lei escrita; a fundação da Pólis (cidade-estado).

 Questão 09


“O pior é que as pessoas esperavam que Sócrates respondesse por elas ou para elas, que soubesse as respostas às perguntas, como os sofistas pareciam saber, mas Sócrates, para desconcerto geral, dizia: “eu também não sei, por isso estou perguntando”. (Marilena Chauí, Convite à filosofia, São Paulo. Ática, 2005. p. 41). A partir do texto acima, escolha a alternativa que melhor exprime o método de filosofia socrática.
a) Assim como os sofistas, Sócrates se apresenta como o detentor do conhecimento, capaz de levar seus adversários à posse da verdade.
b) O objetivo da investigação filosófica é o exame da natureza e da cosmologia, pelo qual são delimitados os critérios racionais que permitem o abandono dos falsos valores e que conduzem ao aperfeiçoamento da alma pela ciência. A investigação socrática não se ocupa das questões éticas e políticas.
c) O método socrático se divide em duas partes: a primeira destrutiva, conhecida como ironia e a segunda construtiva, conhecida como Maiêutica. A primeira elimina falsos saberes e a segunda trata-se de um convite para a “busca” do conhecimento.
d) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
e) A filosofia da religião, enquanto crítica ao mito.

 Questão 10

Sócrates é tradicionalmente considerado como um marco divisório da filosofia grega. Os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos e os que vieram a partir dele são chamados de pós-socráticos. Seu método, que parte do pressuposto "só sei que nada sei". Sobre esta frase, é correto afirmar:
a) Sócrates admite não saber de nada e isto torna seus adversários mais fortes do que ele nas discussões.
b) Ao constatar que era incapaz de vencer seus adversários, Sócrates disse tal frase.
c) Esta frase faz parte de um método, cujo objetivo é “desconstruir” falsos saberes de seus adversários.
d) Esta frase foi dita por Platão, discípulo de Sócrates, e usada por ele toda vez que não conseguia dar uma resposta convincente para um adversário.
e) Esta frase só vem a confirmar a ignorância do filósofo perante o mundo.

Prof. Manoelito

Boa Sorte!!!

5 comentários:

  1. Olá, poderia por a resposta da 9, justificando-a?

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    1. c) O método socrático se divide em duas partes: a primeira destrutiva, conhecida como ironia e a segunda construtiva, conhecida como Maiêutica. A primeira elimina falsos saberes e a segunda trata-se de um convite para a “busca” do conhecimento.
      SÓCRATES JAMAIS SE INTITULOU SÁBIO, ELE SE UTILIZAVA DESTE MÉTODO PARA FAZER COM QUE OS SEUS INTERLOCUTORES REFLETISSE SOBRE O QUE ELES ACHAVAM QUE SABIAM. DIZENDO QUE NADA SABIA, SÓCRATES PRETENDIA INICIAR UM DIÁLOGO ATÉ QUE O PARÓPIO INTERLOCUTOR RECONHECESSE A SUA IGNORÂNCIA COM RELAÇÃO AO PROBLEMA DISCUTIDO, E A PARTIR DAÍ OBTER O CONHECIMENTO.

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  2. poderia colocar a resposta do 1 e 2

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