Questão 01
A filosofia
socrática teve como um dos temas centrais a investigação acerca da essência do
homem. Sobre a antropologia desenvolvida por Sócrates, é CORRETO afirmar que:
I. A
antropologia socrática é uma continuidade do que já havia na filosofia grega
acerca da alma (psyché).
II. Para
Sócrates, a resposta à pergunta sobre a essência humana é inequívoca: o homem é
a sua alma.
III. A alma,
para Sócrates, coincide com a consciência pensante e operante, com a nossa
razão.
IV. Para
Sócrates, a alma é a razão universal, da qual o ser humano participa.
a) Somente II
e IV são verdadeiras.
b) Somente II
e III são verdadeiras.
c) Somente I
e III são verdadeiras.
d) Somente
III e IV são verdadeiras.
e) Todas as
alternativas são verdadeiras.
Questão 02
A discussão
acerca do conceito de virtude (areté) aparece na filosofia socrática associada
ao conceito de alma. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:
I. Segundo a
filosofia socrática, a areté humana é o que permite à alma ser boa, isto é, ser
aquilo que pela sua natureza deve ser.
II. Na
filosofia socrática, a virtude é compreendida como valores associados à vida
humana, tais como: a saúde, o vigor, a beleza.
III. A
virtude, para Sócrates, significa habilidades e técnicas possíveis de serem
ensinadas para o bem viver.
IV. Para
Sócrates, a virtude é a ciência e o conhecimento.
a) Somente I
e III são verdadeiras.
b) Somente II
e III são verdadeiras.
c) Somente II
e IV são verdadeiras.
d) Somente I
e IV são verdadeiras.
e) Somente I
e II são verdadeiras.
Questão 03
A Filosofia é
uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise
dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e
crítica dos conhecimentos e das práticas." (Fonte: MEC. Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mais (PCN+EM)). Sobre a reflexão
crítica, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A
Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas.
b) A
Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estruturam.
c) A
Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos.
d) A
Filosofia é um processo de reflexão, um "conhece-te a ti
mesmo".
e) Para a
Filosofia não é necessário compreender nossa capacidade de conhecer.
Questão 04
"A Lei
9.394/96 (LDB), nos artigos 35 e 36, reafirma a importância da Filosofia na
formação cidadã, pois a Filosofia, além de intencionar a busca do Verdadeiro,
do Belo e do Bom, nasce também com a vocação de buscar a "totalidade
através de uma interdisciplinaridade", intencionando compreender a
sociedade e seus mecanismos" (AMORIN, Fernando de Oliveira. Saber
Acadêmico. n° 07, junho 2009, p. 132). Assinale a alternativa INCORRETA.
a) O processo
de educação deve se orientar através de mecanismos que contemplem a formação
política.
b) A educação
deve ressaltar a formação filosófica com o intuito de originar discursos e
ações.
c) No
processo de formação da consciência crítica, a Filosofia exerce papel
secundário.
d) A educação
filosófica pode acarretar a formação de um discurso contraideológico.
e) A
interdisciplinaridade entre Filosofia e demais ciências é fundamental para a
compreensão do mundo.
Questão 05
"Moral
(mos, moris, "costume"): conjunto de normas livre e conscientemente
adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em
vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com
caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em
grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à
filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar
que:
a) o estudo
da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de
estudo da teologia.
b) a moral
não estabelece regras para a vivência em sociedade.
c) a moral se
reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da
herança e recebidas pela tradição.
d) através da
reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em
questão, questionando-os e criticando-os.
e) não é
possível compreender a moral através do seu caráter histórico e social, pois a
ideia de moral sempre foi a mesma ao longo do tempo histórico.
Questão 06
"A
reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é
pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento"
(CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2005, p. 20).
A esse respeito assinale a alternativa INCORRETA.
a) A reflexão
filosófica é radical, isso significa que ela vai à raiz do problema.
b) A base da
reflexão filosófica encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, na realidade
exterior dos homens.
c) Podemos
dizer que a reflexão filosófica é o pensamento interrogando a si mesmo.
d) A reflexão
filosófica é questionamento, "por quê?", "o quê?" e
"para quê?".
e) A crítica
faz parte do processo de reflexão filosófica.
Questão 07
"Ética
(ethos, "costume"): parte da Filosofia que se ocupa com a reflexão a
respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral" (ARANHA,
Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo:
Moderna, 2003). De acordo com Aranha, sobre os conceitos de ética e moral é
INCORRETO afirmar que:
a) a moral se
refere às regras de comportamento aceitas em determinada época, sendo o sujeito
moral aquele que age bem ou mal, na medida em que ataca e transgride as regras
morais.
b) apesar de
serem usados como sinônimos, os conceitos de moral e ética são
diferentes.
c) a ética se
preocupa com a reflexão sobre os princípios e noções que alicerçam a vida
moral.
d) a ética
também é conhecida como filosofia moral.
e) os
conceitos de moral e ética dizem respeito à mesma ideia, pois não apresentam
nenhuma diferença.
Questão 08
No período
arcaico (séculos VIII a VI a.C.), na Grécia antiga, alguns fatos contribuíram
para o processo de ruptura com o pensamento mítico e a emergência do pensamento
filosófico. Com base nessa informação, a alternativa que contém alguns desses
fatos é a:
a) A invasão
dórica; o apogeu do escravismo; as guerras púnicas.
b) A invasão
da Grécia pelos bárbaros; a lei escrita; a guerra de Tróia.
c) Os
pensamentos dos sofistas; a invenção da moeda; a conquista de Tróia.
d) A fundação
da Pólis (cidade-estado); os poemas de Homero; as guerras médicas.
e) A invenção
da escrita e da moeda; a lei escrita; a fundação da Pólis (cidade-estado).
“O pior é que
as pessoas esperavam que Sócrates respondesse por elas ou para elas, que
soubesse as respostas às perguntas, como os sofistas pareciam saber, mas
Sócrates, para desconcerto geral, dizia: “eu também não sei, por isso estou
perguntando”. (Marilena Chauí, Convite à filosofia, São Paulo. Ática, 2005. p.
41). A partir do texto acima, escolha a alternativa que melhor exprime o método
de filosofia socrática.
a) Assim como
os sofistas, Sócrates se apresenta como o detentor do conhecimento, capaz de
levar seus adversários à posse da verdade.
b) O objetivo
da investigação filosófica é o exame da natureza e da cosmologia, pelo qual são
delimitados os critérios racionais que permitem o abandono dos falsos valores e
que conduzem ao aperfeiçoamento da alma pela ciência. A investigação socrática
não se ocupa das questões éticas e políticas.
c) O método
socrático se divide em duas partes: a primeira destrutiva, conhecida como
ironia e a segunda construtiva, conhecida como Maiêutica. A primeira elimina
falsos saberes e a segunda trata-se de um convite para a “busca” do conhecimento.
d) A
filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
e) A
filosofia da religião, enquanto crítica ao mito.
Sócrates é
tradicionalmente considerado como um marco divisório da filosofia grega. Os
filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos e os que vieram a
partir dele são chamados de pós-socráticos. Seu método, que parte do pressuposto
"só sei que nada sei". Sobre esta frase, é correto afirmar:
a) Sócrates
admite não saber de nada e isto torna seus adversários mais fortes do que ele
nas discussões.
b) Ao
constatar que era incapaz de vencer seus adversários, Sócrates disse tal frase.
c) Esta frase
faz parte de um método, cujo objetivo é “desconstruir” falsos saberes de seus
adversários.
d) Esta frase
foi dita por Platão, discípulo de Sócrates, e usada por ele toda vez que não
conseguia dar uma resposta convincente para um adversário.
e) Esta frase
só vem a confirmar a ignorância do filósofo perante o mundo.
Prof.
Manoelito
Boa
Sorte!!!
Olá, poderia por a resposta da 9, justificando-a?
ResponderExcluirc) O método socrático se divide em duas partes: a primeira destrutiva, conhecida como ironia e a segunda construtiva, conhecida como Maiêutica. A primeira elimina falsos saberes e a segunda trata-se de um convite para a “busca” do conhecimento.
ExcluirSÓCRATES JAMAIS SE INTITULOU SÁBIO, ELE SE UTILIZAVA DESTE MÉTODO PARA FAZER COM QUE OS SEUS INTERLOCUTORES REFLETISSE SOBRE O QUE ELES ACHAVAM QUE SABIAM. DIZENDO QUE NADA SABIA, SÓCRATES PRETENDIA INICIAR UM DIÁLOGO ATÉ QUE O PARÓPIO INTERLOCUTOR RECONHECESSE A SUA IGNORÂNCIA COM RELAÇÃO AO PROBLEMA DISCUTIDO, E A PARTIR DAÍ OBTER O CONHECIMENTO.
poderia colocar a resposta do 1 e 2
ResponderExcluira resposta da 5
ResponderExcluira resposta da questão 8
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