terça-feira, 10 de maio de 2016

FILOSOFIA E RELIGIÃO


O objetivo deste tema é aprofundar a compreensão sobre as características do discurso filosófico, com destaque para a relação entre Filosofia e Mitologia ou ainda Filosofia e Religião. Com a ajuda de historiadores da Filosofia, contextualiza-se a origem da Filosofia como processo em diálogo e não em ruptura com a Mitologia. A partir da reflexão sobre os dois discursos, amplia-se a possibilidade de pensar nas aproximações e distanciamentos entre Filosofia e narrativa mitológica.
A filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema básico, a questão do Ser, do que existe, do homem e seu dilema moral. As explicações e os métodos aplicados são diferentes, mas as respostas que buscam são idênticas. A filosofia que se baseia inteiramente na razão nasceu, quando as academias gregas se afastaram das crenças nos deuses mitológicos, considerando somente argumentos racionais, a busca pela solução dos problemas é somente através do pensamento lógico. A religião é o inverso da filosofia, se baseia na fé, acreditar em algo na qual não se pode comprovar, na crença inabalável de ensinamentos impostos por revelações divinas, o que leva à rotinas e dogmas.
 Explicar a misteriosa origem do universo somente com o uso da razão, sem mostrar o inexplicável como vontade divina, iniciou um diálogo, muitas vezes um confronto entre fé e razão. A filosofia variou entre épocas que acreditava em uma divindade superior e em épocas que não acreditava, essas épocas refletem na busca do homem pelo conhecimento de si mesmo e do mundo onde vive.
 O surgimento da filosofia se deu na tentativa de superar uma fé cega em que os gregos viviam, tentando explicar os fenômenos através de causas racionais e não através dos mitos. Mais tarde, o cristianismo lutou para impor seu domínio ideológico, e logo depois o renascentismo batalhou contra a inquisição da Igreja. O Iluminismo é a maior expressão desse movimento, quando se esperava a superação total das crenças pela razão.
 Porém, alguns filósofos acreditam que o melhor meio de alcançar as divindades é através da razão. Só é possível conhecer o Autor do universo pela busca do conhecimento das coisas, assim a religião convidaria os homens ao conhecimento e essa busca seria através da filosofia. Pensadores como Tomás de Aquino e Agostinho acreditam que a filosofia complementa a religião.
ü  Filosofia e Religião;
ü  Crítica da razão pura, de Immanuel Kant - Da diferença entre o conhecimento puro e o conhecimento empírico;
ü  Eros e Psiquê;
ü  Ao compararmos o texto filosófico e o texto mitológico

Leiam os textos acima, disponíveis no caderno do aluno, e respondam as seguintes questões:

1.      Explique o primeiro e o segundo esforço para pensar as relações entre a Filosofia, a Mitologia e a Religião.
2.      O que defendem Historiadores da Filosofia, entre os quais Werner Jaeger?
3.      Explique conhecimento a priori e a posteriori, segundo Kant.
4.      Explique resumidamente as três etapas básicas de como a crescente complexidade das relações entre a produção da vida e dos mitos permitiram o estabelecimento de religiões.
5.      A Filosofia surgiu em contraposição aos mitos? Justifique.
6.      Quem empregou a palavra Filosofia pela primeira vez e qual é o significado dessa palavra?
7.      Qual a diferença entre os textos: Filosófico, Religioso e Mitológico.
8.      Pesquisar as diferenças e semelhanças entre a Filosofia e a Religião.
9.      Respondam o caderno do aluno das páginas 46 a 56.

PROF. MANOELITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário