quinta-feira, 20 de outubro de 2016

DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL



O objetivo do tema é introduzir o debate sobre a noção de democracia, fundamentada na justiça social, com base nas ideias do filósofo John Rawls. Para ele, só há democracia se houver igualdade de fato. Por isso, todas as autoridades deveriam trabalhar por essa igualdade. Da igualdade e da liberdade surge a diversidade, mas também a necessidade de criarmos um acordo comum, para que ambas sejam, de fato, os princípios norteadores da política. Cada vez mais se torna fundamental que o aluno seja levado a identificar a importância da participação política, do conhecimento de seus deveres e direitos e do significado da convivência pacífica; enfim, que somente a participação política consciente e crítica pode trazer mudanças em todas as esferas da vida social.

Como os governos e as instituições podem ajudar milhares de crianças que vivem em situação parecida com a de João e Bilu? Onde está a violência no filme? Para John Rawls, apenas as pessoas mais necessitadas de uma sociedade é que revelam, mais exatamente, o que ela é de fato. Quais são as pessoas mais indefesas em nossa sociedade? as crianças, que são incapazes de elaborar soluções para os seus problemas. As crianças são absolutamente dependentes da sociedade. Elas estão à mercê dos adultos, independentemente da classe social. Entretanto, quanto mais pobres, mais indefesas e sujeitas elas estão ao sofrimento e, até, à morte. Assim, o filme Bilu e João nos leva a pensar como a maioria das nossas crianças está indefesa e nos ajuda a refletir sobre a que tipo de política estamos submetidos.

O curta-metragem Bilu e João (direção de Kátia Lund, 2005) é parte do filme Crianças invisíveis, que mostra a situação de crianças em diferentes lugares do mundo. Este curta se passa em um dia e uma noite e apresenta a experiência de duas crianças, os irmãos catadores de alumínio Bilu e João, que trabalham com uma carroça na cidade de São Paulo, recolhendo latinha e papelão para vender e poder comprar os tijolos para construir uma casa. Além de recolher alumínio e papelão, eles também fazem transportes de objetos pequenos. Isto é, as duas crianças não estão envolvidas em drogas, roubos ou guerras de grupos. Não há uma violência explícita e imediata. Em vez disso, o filme mostra uma violência quase silenciosa na luta diária pela sobrevivência revelada pela troca de mercadoria por trocados, de serviços por alguns poucos centavos ou reais. Também aparece neste curta uma imagem já bastante conhecida que contrasta prédios de classe média com comunidades pobres marcadas por ocupação urbana irregular e moradias precárias.

De acordo com John Rawls, a política deve se basear não em ideias religiosas, econômicas ou filosóficas, mas na justiça como equidade, real, vivida no dia a dia. Assim, o mais importante é agir, para que as muitas crianças que sobrevivem no cotidiano violento tenham uma igualdade de fato com as crianças que têm uma vida confortável, protegida, e que podem estudar para ter a perspectiva de um futuro melhor.

Estas duas abordagens expostas ao final do texto, é importante para a construção de uma reflexão sobre democracia e igualdade social.

Para entender mais sobre o tema, leiam o texto “A justiça como equidade” disponível no Caderno do Aluno.

Reconhecer a pluralidade e respeitá-la - O que vocês entendem por diferença? Quais os principais elementos que caracterizam alguém como “diferente”? São elementos relacionados à etnia, à condição socioeconômica, à sexualidade, à religião à faixa etária. Esses diferentes vivem em um mesmo país, que luta pelo estabelecimento de uma democracia efetiva, eles, salvo tristes exceções, não vivem em guerra física uns com os outros, podem fazer acordos e, até, reconhecer elementos positivos no outro. É fundamental as relações de alteridade e muito importante se respeitar e valorizar a diferença, pois, aos olhos dos outros, podemos ser nós os diferentes.

Por que o convívio com quem é diferente de nós é importante para conseguirmos crescer como indivíduos? Reflitam tendo por base as ideias de John Rawls.

A democracia – Liberdade com justiça. Leiam o texto e reflitam sobre a relação entre justiça, igualdade e crescimento.

Muitas vezes, ouve-se dizer que o Brasil precisa crescer, mas o crescimento e o desenvolvimento de que tanto se fala estão, quase sempre, associados à tecnologia e ao dinheiro. Porém, para John Rawls, crescimento significa justiça. Assim, o Brasil só será grande, de fato, quando todo o seu povo tiver seus direitos respeitados.

Com base no pensamento de Rawls: “Em uma sociedade democrática justa, o poder coercitivo do Estado nunca precisará ser acionado, porque as pessoas têm à sua disposição os bens sociais primários, necessários ao seu desenvolvimento”. Em sociedades desenvolvidas, ou seja, sem exclusão social, têm maior probabilidade de serem pacíficas, não necessitando, portanto, usar a força policial. Isso quer dizer que não basta à sociedade ser rica apenas materialmente; ela precisa garantir processo educacional para cooperação. Se a sociedade não for rica na cooperação, ela torna-se violenta, pois as pessoas não têm um sentido propriamente humano para viver. Assim, somente a educação e uma ação justa poderão fazer com que a sociedade se torne verdadeiramente pacífica.

“Um dos grandes desafios, na verdade, para se manter a efetividade e o valor da liberdade e da igualdade entre os cidadãos, assim como para permitir que o diálogo, a cooperação e o respeito mútuo sejam características basilares da convivência social, está em impedir que a sociedade se torne oligárquica; em outras palavras, impedir grandes desigualdades de riqueza. A concentração do poder econômico é fatal para a justiça social. (DANNER, 2006). ”

Questões:

1.      Por que as crianças são as pessoas mais indefesas em nossa sociedade?

2.      Em que a política deve se basear, de acordo com John Rawls?

3.      Fale sobre a democracia justa, segundo Rawls.

4.      Como deve o objetivo de cada governo democrático, segundo Rawls?

5.      O que é preciso para alcançar a justiça social, segundo Rawls?

6.      Como vivem as pessoas, sob uma ditadura?

7.      Para Rawls, quais ideias elementares devemos ter em mente?

8.      Segundo Rawls, a cooperação social consiste em três aspectos. Quais são?

9.      Explique, segundo Rawls Justiça; consenso e discussão pública

10.  Quais os principais elementos que caracterizam alguém como diferente?

11.  Por que o convívio com quem é diferente de nós é importante para conseguirmos crescer como indivíduos?

12.  Se uma sociedade democrática é uma sociedade de pessoas livres e iguais, fundada na cidadania igual, então como ela tem de ser?

13.  Como deve ser uma sociedade democrática justa?

14.  Para John Rawls, crescimento significa justiça. Assim, quando o Brasil será grande, de fato?

15.  Qual é um dos grandes desafios, para se manter a efetividade e o valor da liberdade e da igualdade entre os cidadãos?

Prof. Manoelito

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