Este texto introduz uma questão cada vez mais
relevante: o controle da Ciência e da Tecnologia sobre os processos de
estabelecimento, manutenção e prolongamento da vida. Dessa forma, o debate
filosófico se dará em torno da bioética e serão discutidas questões relativas
aos valores da vida humana em relação à saúde, à medicalização da existência e
ao meio ambiente, tais como: O que é moral ou ético? Qual é o conceito de vida
humana? O que é certo e o que é errado quando avaliamos os resultados do avanço
tecnológico? A quem esse avanço beneficia? Como responder a essas ou outras
questões cruciais de uma sociedade em que as tecnologias se tornam obsoletas da
noite para o dia, mas que ainda se vê completamente envolvida com temas que
continuam provocando debates é a reflexão norteadora desse debate.
O que é bioética? Para obter a resposta desta
pergunta, façam a leitura do texto “A
duração da vida humana” reproduzido no Caderno do Aluno.
Não morrer e continuar a fazer parte do mundo “para
sempre” é um antigo sonho da humanidade. Contudo, conforme podemos notar no
fragmento da obra O princípio da responsabilidade, o autor nos coloca um
problema, caso um dia seja possível realizar esse sonho. Qual é esse problema?
Qual é a sua posição sobre isso
Esse primeiro texto tem o sentido de sensibilizá-los para
o tema que envolve a vida e a morte. Um assunto complexo e polêmico em todos os
sentidos. O fragmento de texto de Hans Jonas tem o sentido de provocar uma
reflexão mais profunda sobre o significado da vida, da morte, da reprodução
humana, e preservação da espécie, que atualmente não pode ser pensado sem o
conhecimento científico desenvolvido e as recentes tecnologias relacionadas à
vida biológica. Os eventos que envolvem a vida, a morte, a reprodução humana e
a preservação da espécie, são assuntos centrais da bioética.
Qual o significado do termo Bioética? Para obter essa e
outras respostas sobre o tema, leiam os textos: “Bioética”; “Declaração Universal sobre o Genoma
Humano e os Direitos Humanos” “A
medicalização e a mercantilização da vida”. Disponíveis
no caderno do aluno.
Questões:
1. Pois
está claro que, na escala demográfica, o preço por uma idade dilatada é um
retardamento proporcional da reposição, isto é, um ingresso menor de vida nova.
O resultado seria uma proporção decrescente de juventude em uma população
crescentemente idosa. Isso será bom ou ruim para a condição geral do homem. Com
isso ganharia ou perderia a espécie em que medida seria justo barrar o lugar da
juventude, ocupando-o?
2. Explique o termo Bioética.
3. Quando
a bioética como um estudo voltado para questões morais acerca de pesquisas
científicas faz sentido?
4. Que
sentido tem a demanda por estudos da Biótica?
5. O
que se pode destacar a partir do século XX?
6. Como
pode ser lembrado o ano de 1900?
7. Durante
a ascensão do nazismo na Alemanha e dos eventos de terror que marcaram a 2ª
Guerra Mundial, outras normas passam a vigorar sobre a manutenção da vida.
Explique-as.
8. Em
1947, a partir do que foi presenciado no tribunal de julgamento dos médicos
nazistas, foi elaborado o Código de Nuremberg. O que definia esse código?
9. Fale
sobre o Comitê de Seleção de Diálise em Seattle, EUA (1960-1971).
10. Projeto
Genoma Humano.
11. Explique
medicalização e a mercantilização da vida.
12. O
que sugerem o avanço da engenharia genética e as pesquisas com células-tronco
embrionárias?
Prof.
Manoelito
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