quarta-feira, 5 de outubro de 2016

INTR0DUÇÂO À BIOÉTICA



Este texto introduz uma questão cada vez mais relevante: o controle da Ciência e da Tecnologia sobre os processos de estabelecimento, manutenção e prolongamento da vida. Dessa forma, o debate filosófico se dará em torno da bioética e serão discutidas questões relativas aos valores da vida humana em relação à saúde, à medicalização da existência e ao meio ambiente, tais como: O que é moral ou ético? Qual é o conceito de vida humana? O que é certo e o que é errado quando avaliamos os resultados do avanço tecnológico? A quem esse avanço beneficia? Como responder a essas ou outras questões cruciais de uma sociedade em que as tecnologias se tornam obsoletas da noite para o dia, mas que ainda se vê completamente envolvida com temas que continuam provocando debates é a reflexão norteadora desse debate.

O que é bioética? Para obter a resposta desta pergunta, façam a leitura do texto “A duração da vida humana”   reproduzido no Caderno do Aluno.

Não morrer e continuar a fazer parte do mundo “para sempre” é um antigo sonho da humanidade. Contudo, conforme podemos notar no fragmento da obra O princípio da responsabilidade, o autor nos coloca um problema, caso um dia seja possível realizar esse sonho. Qual é esse problema? Qual é a sua posição sobre isso

Esse primeiro texto tem o sentido de sensibilizá-los para o tema que envolve a vida e a morte. Um assunto complexo e polêmico em todos os sentidos. O fragmento de texto de Hans Jonas tem o sentido de provocar uma reflexão mais profunda sobre o significado da vida, da morte, da reprodução humana, e preservação da espécie, que atualmente não pode ser pensado sem o conhecimento científico desenvolvido e as recentes tecnologias relacionadas à vida biológica. Os eventos que envolvem a vida, a morte, a reprodução humana e a preservação da espécie, são assuntos centrais da bioética.

Qual o significado do termo Bioética? Para obter essa e outras respostas sobre o tema, leiam os textos: “Bioética”;Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos”A medicalização e a mercantilização da vida”. Disponíveis no caderno do aluno.

Questões:

1.      Pois está claro que, na escala demográfica, o preço por uma idade dilatada é um retardamento proporcional da reposição, isto é, um ingresso menor de vida nova. O resultado seria uma proporção decrescente de juventude em uma população crescentemente idosa. Isso será bom ou ruim para a condição geral do homem. Com isso ganharia ou perderia a espécie em que medida seria justo barrar o lugar da juventude, ocupando-o?

2.       Explique o termo Bioética.

3.      Quando a bioética como um estudo voltado para questões morais acerca de pesquisas científicas faz sentido?

4.      Que sentido tem a demanda por estudos da Biótica?

5.      O que se pode destacar a partir do século XX?

6.      Como pode ser lembrado o ano de 1900?

7.      Durante a ascensão do nazismo na Alemanha e dos eventos de terror que marcaram a 2ª Guerra Mundial, outras normas passam a vigorar sobre a manutenção da vida. Explique-as.

8.      Em 1947, a partir do que foi presenciado no tribunal de julgamento dos médicos nazistas, foi elaborado o Código de Nuremberg. O que definia esse código?

9.      Fale sobre o Comitê de Seleção de Diálise em Seattle, EUA (1960-1971).

10.  Projeto Genoma Humano.

11.  Explique medicalização e a mercantilização da vida.

12.  O que sugerem o avanço da engenharia genética e as pesquisas com células-tronco embrionárias?


Prof. Manoelito


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